Sunday, March 3, 2013

budapeste

"Pensava que ela fosse cinzenta, mas não. Budapeste é amarela."

pois é, gente, tudo que é bom dura pouco... e assim se foi a minha primeira semana off! fui pra budapeste e praga, como havia comentado, mas vou falar de uma de cada vez para não ficar cansativo.

eu não vou listar os pontos turísticos da cidade porque isso quem vai pro local olha no google né? hahaha sem preguiça gente! mas eu vou dar a minha opinião sobre o que vale a pena ou não fazer, comer, comprar... essas coisas. então vamos lá!

pra começar, a moeda usada na hungria é o HUF, ou hungarian forint. uma coisa muito importante que aprendemos nessa viagem: não troquem dinheiro no aeroporto! acontece que em budapeste há muitos locais espalhados pela cidade pra fazer isso e, inacreditavelmente, há valores beeem diferentes em cada um deles. eu saquei num caixa eletrônico então o meu câmbio ainda foi melhor que o das meninas mas elas perderam uns troquinhos. claro que se forem pegar o transporte público pra sair de lá vão precisar de moedinhas, mas quantia grande definitivamente não vale a pena.

aliás, o transporte público lá é ótimo e super fácil! budapeste é relativamente pequena, se quiséssemos tudo poderia ter sido feito à pé. e a maior parte fizemos mesmo. mas pegamos ônibus do aeroporto e metrô algumas vezes. como estávamos em 3, compramos um passe com 10 passagens e foi perfeito! cada um saiu por 300HUF, pouco mais de 1 euro. comprando avulso fica mais caro. e muito importante: NÃO deixe de validar seu ticket! em toda estação de metrô, até com pouco movimento, vimos fiscais. e eles checam mesmo gente, não tem jeitinho brasileiro. vai por mim, não custa nada enfiar o ticket no buraquinho mas te economiza uma ida à falência dor de cabeça bem maior (multa de quase 70 euros!).

sobre o hostel, ficamos no wombats e eu recomento MUITO! o lugar é gigante e surpreendentemente muito limpo e organizado (pela quantidade de gente que passa ali...). tem wi-fi espalhado por ele mas não funciona nos quartos (eu consegui mas num cantinho bem específico!rs). tem cozinha e o café da manhã não está incluso, mas eles têm um sistema all you can eat que custa uns 4 euros e é muito farto e gostoso. vale a pena pra dar aquela forrada! ;) lá também tem um bar muuuito legal, a gente acabou nem pegando balada em budapeste porque ficava bebendo por lá e quando via já estava tarde e nós, super cansadas! ah, ele fica muito bem localizado. tem tudo perto, fast food, lojas de roupas, farmácia, lanchonetes pra todos os gostos e mercados. aqui na holanda temos o albert heijn, já o mercado famoso deles é o CBA. não é dos mais baratos mas o preço é melhor que se comprar em lojinhas aleatórias. e sim, você também paga pela sacola!

recomendo fazer também o free walking tour. nós fizemos o da united europe free tours, tem vários. esse foi recomendação do hostel e nós AMAMOS! eu nem sabia que tinha dessas coisas por aí mas tem, e em diversos países! aprendemos história e a nos locomover na cidade, além de que visitamos todos os pontos turísticos com eles. é grátis sim, mas no fim se dá uma tip, não há valor mínimo mas vai do bom senso...

outra coisa legal são os banhos termais! fomos no szchenyi bath and spa, é um dos mais famosos e não é dos mais baratos, mas é bem legal. assim, a idéia pra mim já é meio nojenta per se mas a experiência é bacana sim! meio esquisito só, nós estávamos de biquini mas tinha mulher de lingerie, homem de boxer... not fun! e dá muitos idosos! fora isso é tranquilo, sempre tem os creeps que ficam olhando mas no geral o pessoal vai pra relaxar mesmo. ficamos 3h diretooo nas piscinas, saí enrugada dos pés à cabeça hahaha recomendaria ir quando o tempo estivesse melhor, pegamos um frio chatinho e tem uma piscina que é ao ar livre. daí até chegar nela a gente quase morre e ao sair quase morre de novo! hahaha minha garganta reclamou da brincadeirinha...

pra quem gosta de experimentar a comida local, há muuuitos restaurantes pela cidade toda. não coma no primeiro que achar. tem uns bem baratinhos e bons... e comida de rua, deixe pra comer no central market hall. é um mercado enorme, estilo feira mesmo, só que em local fechado. os preços são bons e é gostoso de perambular... deixe pra comprar souvenirs aqui também e pesquise! os preços variam bastante.

meu único arrependimento nessa viagem foi não ter feito o passeio de barco pelo rio danúbio. as meninas foram e eu ia no dia seguinte mas o $$ havia acabado e eu não queria tirar mais pra não fugir do orçamento... sou au poor né, gente? haha mas andei à noite e cara, budapeste é LINDA! eu não esperava tanto at all. to muito feliz de ter escolhido ir pra lá! achei 3 dias mais que suficientes pra se fazer tudo sem precisar correr e ainda voltar em um monumento ou outro se quiser.

acho que é isso, qualquer coisa podem perguntar! agora fiquem com algumas fotos :)

royal palace

no fishermen's bastion. lá atrás, parliament (seu lindo!)

chain bridge

lángos é um dos mais tradicionais e GORDOS! minhas artérias entupiram só de olhar. é uma massa frita, se põe o recheio por cima e come ela aberta mesmo. minha amiga comeu e disse que é bem pesado! eu dispensei e fiquei com um crepe (que também é bem tradicional) de nutella.

feira

do alto da st. stephen's basilica

agora ela de frente :) linda!

chain bridge e pedaço do royal palace à noite. maravilhoso!

7 comments:

1. budapeste é incrível, né? suas fotos estão lindas, e que bom que aproveitou bastante por lá :)

ReplyDelete
  2. Que delícia de post, cheio de informações, dicas e fotos!
    To looouca pra ir pra Budapeste e Praga, parece muito lindo :D

Beijos

ReplyDelete
  3. QUE FOTOS LINDASSSSS!!!!!!!!!!!!

Dicas anotadas, quero mto ir pra Budapeste e Praga! Sonho de mais ppalmente com Praga <3

beijos
    =)

ReplyDelete
  4. walking tour eh a melhor coisa possssivel.... fiz um em frankfurt... 4h q valeu mtoooo a pena

bjao

5. Aiii que lindo!

Amo posts de viagens!

6. Oie Luandinha
    Adorei o post!
    As fotos estão linda...
    Bjao

ReplyDelete
  7. Ai, pois é, tô querendo fazer um mochilão no verão pelo leste europeu, será que vale a pena? Será eu e meu namorado apenas... pensei no leste, por ser mais barato que o oeste e porque todo mundo fala que é lindo!