Monday, March 18, 2013

praga

demorei mas voltei! =) comecei a fazer esse post há dias mas estava difícil terminar... enfim, vim dar algumas dicas de praga, de acordo com as minhas experiências. mas já aviso: eu me APAIXONEI pela cidade. quando fui chegando no castelo, que vi a catedral, meus olhos se encheram d'água. não, praga não era um sonho de criança e antes de vir pra europa eu não sabia nada da história, nada de nada... mas nem precisa! é um lugar tão lindo, umas construções antigas e ainda assim maravilhosas e de uma grandiosidade inexplicável... é de emocionar mesmo!

meu primeiro erro foi ter separado apenas 2 dias inteiros pra passar lá. como disse no post anterior, 3 dias são mais que suficientes pra budapeste. mas se eu soubesse antes, teria com certeza sacrificado 1 dia lá por mais 1 em praga... sem nem pestanejar!
só que o meu problema mesmo foi o frio. estava entre -3 e 1°C e turistar nessa temperatura não é fácil! então no primeiro dia eu preguicei já no fim da tarde; no segundo, a bateria da câmera acabou, além de que eu saí tarde do hostel. talvez numa temperatura mais alta 2 dias correndo sejam suficientes mas acho que 3 seria melhor de qualquer forma.

a moeda usada em praga é a CZK ou czech koruna (coroa tcheca). lá as taxas não variam como em budapeste então onde vc quiser trocar dinheiro, não vai sair perdendo. além de que praga é um local bem barato pra tudo! sobrou dinheiro que fiquei até caçando compra no freeshop na volta!rs

o transporte público lá funciona bem, é pontual e bem facinho de entender. peguei metrô da rodoviária até o hostel e foi super tranquilo! não tem jeito, em algum ponto vc vai ter que usar algum transporte, seja metrô ou tram, então acho que vale a pena comprar um passe. tem de 24, 48 e 72h. eu comprei um de 24h e custou 112CZK, quase 5 euros. sendo que a single ride custa 24CZK. ou seja, se for usar mais de 5 vezes já valeu! e eu usei beem mais (de preguiça e pra fugir do frio hahaha)

o hostel que fiquei foi o river bank. eu só recomendo se for um grupo legal e se não estiverem na intenção de conhecer pessoas. é muito pequeno, parece mais um apartamento e eu quase nem vi os hóspedes! é super limpo, tem cozinha com chá e café, computador pros hóspedes... mas não tem badalação AT ALL, é bem quieto. a localização é boa! uns 15min andando do centro e uma vista lindaaaa do rio (vlatva river). fica bem pertinho da dancing house, de uma estação de metrô, vários trams, mercados, restaurantes e barzinhos.

aqui também fiz o free walking tour com o grupo sandemans new prague e adoreeeei! como disse, estava  muito frio! sozinha eu acho que não iria em todos aqueles locais hahaha a guia era australiana e falava mega rápido então perdi muita informação rs de qualquer forma vale a pena, foi bem interessante. a manhã é pro "lado de cá" e a parte da tarde é pra atravessar a ponte, ir ao castelo e alguns outros locais, mas eu não fui com eles. e é o mesmo esquema de todos os "free" walking tours, no final rola uma tip pro guia. aí não quis pagar de novo à tarde né hahaha e eu tinha que ir pro hostel fazer o check-in. no tour conheci uma menina da syria suuuper gente boa que também estava sozinha, mas pena que era o último dia dela na cidade.

a comida em praga, hummm... tem muitas barraquinhas de street food pela old town square, onde fica o relógio astronômico. mas a nossa guia nos recomendou não comer ali que era tudo caro. acabei não provando o famoso presunto (e juro que nem fiquei chateada hahaha não sou fã de carne de porco) mas provei o trdelník e GENTE. que de-lí-cia! meu fraco são doces então morri com esse (foto lá embaixo!). não tomei cerveja mas trouxe uma que comprei no aeroporto hahaha e pra vocês verem como praga é barata, comi em restaurante (até bem chiques) duas vezes. tem várias comidas típicas mas em geral é tudo com muita carne: pato, porco, carneiro...

uma grande decepção nessa viagem foi a petrín hill. é o ponto mais alto da cidade, achei que seria legal ir lá porque é grátis (só paga o funicular, um trem que vai do começo ao topo) e daria pra ver a cidade toda. mas lá em cima tem MIL árvores... não dá pra ver nada. há o que chamam de "torre eiffel de praga", que é um observatório, mas estava fechado! pra quem subir/descer à pé, dá pra ter umas vistas melhores. mas  pra quem sobe/desce de trem, só vale se for pra ir ao observatório mesmo.

acho que é só! se quiserem saber mais só perguntar que conto. algumas fotos!


congelando horrores! hahaha e o castelo lá atrás :)


relógio astronômico. lindo!


vinho quente. que troço horrível hahaha não recomendo!


troca da guarda no castelo de praga


dancing house



st. vitus cathedral. é linda DEMAIS!


trdeník. com. nutella. sem mais hahaha


vista da cidade na saída do castelo... é ou não é apaixonante? *-*


torre eiffel de praga


as árvores que não me deixavam ver quase nada na petrín hill :/


atravessando a charles bridge


é isso! espero conseguir voltar ainda essa semana pra falar dos meus 2 meses. tem outro post semi-pronto sobre comida, em breve ele sai também hahaha beijos



2 comments:

  1. Adorei suas fotos de Budapeste e Praga. Tô super afim de ir tbm, vc realmente indica?

    ReplyDelete
  2. Que lindoooooo! Ai que vontade de ir, nossa! *-*

    beijosssss

    ReplyDelete

obrigada pela visita! :)