Tuesday, May 3, 2011

califórnia parte 2 - de SF a LA

olá! :)
primeiro deixa eu contar a boa-nova: meu vôo pro brasil foi "bookado", dia 24 de junho eu vou embora! menos de 2 meses! pois é, agora voltemos à nossa programação normal.

_________________________

dia 4 - terça: monterey; carmel; big sur; hearst castle; santa barbara; malibu (?); santa monica.

comecei o dia super cedo! acordei antes das 6h da madrugada com o caminhão de lixo e fui logo arrumar minhas coisas. desci pra pedir o carro (15 dólares o dia, eles levam pro estacionamento aí precisamos pedir com ao menos 20min de antecedência) e fazer check-out. tudo pronto, saí por volta das 6:30 do hostel, morrendo de fome. como n tinha ido a alamo square (onde ficam aquelas casas lindas, inclusive a do seriado "full house") e ao city hall, resolvi passar de carro pra ver. ainda estava meio escuro, então o city hall estava LINDAMENTE iluminado. com certeza recomendo ir no fim da tarde (pq sei que ninguém vai no início do dia, como eu rs). queria muito descer, armar o tripé e me divertir lá mas só passei em frente mesmo. alamo square mesma coisa, eu ia parar mas n tinha estacionamento! aí já joguei monterey no gps (ouvi que era uma praia linda, mimimi) e lá fui eu morrendo de fome dirigir por 2h. chegando lá, n curti o lugar at all, desci do carro e entrei de novo com o mesmo pé!rs resolvi ir direto pra carmel, que é a próxima praia, na esperança de que fosse um pouco melhor. como era muito perto, resolvi que ia comer lá. tava nublado e bem frio, mas achei carmel LINDA! a praia é normalzinha, talvez pelo dia cinza porque já vi fotos maravilhosas dela. mas a cidade é bem fofa, rica e parece de mentira. fiquei um pouco, depois fui procurar um café. comi e saí na direção do big sur. apesar de toda a neblina e frio, eu tinha fé que ia sumir do nada rs era longinho, e eu tinha que ir pela pacific coast highway (é, a famosa PCH, bem na beira do oceano), claro. até dei uma paradinha assim que avistei a tal, fiquei emocionada. não deu pra ver muito, mas quem se importa, afinal?




depois de andar umas 20mi +-, ter vistas lindas e lamentar por não estar sol e céu limpo, vejo policiais fechando a pista. não tinha como chegar lá :( fiquei triste, mais triste ainda por ter que voltar um pedação gigante pra uma cidade chamada "salinas" e enfim chegar na highway 101, que é mais leste que a 1 e o único outro jeito de se chegar no hearst castle, meu próximo passeio. e fiz isso sozinha, porque o gps só me mandava fazer u-turn (o caminho da PCH era BEM mais curto), ele n mudava a rota de jeito nenhum. segui placas e consegui finalmente chegar onde queria, mas estava tarde e eu comprei o passeio pela internet pra 1 da tarde. dizia que ia chegar lá 1:30 +-, tive que ligar e remarcar. coloquei pra 3h pra n ter erro. e no caminho, não é que o sol saiu, gente?




parei 1 vez pra esticar as pernas e o calor já tava maior... finalmente sinto que estou na califa! hahaha da highway 101 pro hearst castle, tem que ir bem pro sul e de lá pegar uma outra rodovia pra oeste e voltar pela PCH um pouco no sentido norte. mas essa área estava aberta (até o castelo). dica: chequem antes pela net o estado dela (a PCH), li que essa época fecha direto por causa dos ventos fortes, chuva e neblina. mas nunca fecham inteira, só nessa altura do big sur e até um pouco depois do hearst castle. de qualquer forma, atrasou MUITO minha viagem e isso poderia ser bem evitado...
perto de san simeon (onde o castelo fica) o caminho é maravilhoso e estava um sol lindo (não muito quente, mas...). o mar super azul/verde, muitas montanhas... creio que tem muitos acidentes (humor péssimo) porque é sério, a gente fica abismado olhando pros lados pensando COMO a natureza pode ser tão perfeita. logo antes do hearst castle tinha um lugar perfeito pra parar, vista linda. e lá tirei a foto que mais gostei da viagem toda! e olha que tirei muitas :) ah e não pronuncia como eu fiz no vídeo, parecido com "heart". é mais puxado pra "her" o começo, entendem? ;) é um tour legal, eu acho que valeu a pena. dura quase 2h e foi um ótimo descanso pra mim hehe saí de lá +- 5 da tarde com direção à santa barbara. queria ainda pegar o pôr-do-sol... mas vi no caminho mesmo e CARACA, não tem explicação. sério, esse caminho SF pra baixo merece atenção porque é muito maravilhoso. mas há umas 15 ou 20mi de santa barbara o caminho é MUITO louco. é uma serra, e claro, só 1 carro em cada sentido, e curvas acentuadíssimas. eu que já tava sentindo sono acordei rapidinho, assustada prestando atenção em tudo. pior que nem o rádio pegava... enfim, chegando lá, a cidade é LINDA, queria ter tido mais tempo pra ver! tava tendo uma feira de rua ou algo parecido, tinha bastante movimento. mas já tava escuro, MUITA neblina e fria. estacionei pra andar um pouco mas perto da praia estava deserto e ia perder muito tempo andando por downtown. queria mais era chegar no hostel e dormir! pois é, segui viagem e cheguei em santa monica 10 da noite. nem acreditei que n precisaria mais dirigir esse dia, cansei demais! pra completar, parei na frente do hostel pra descarregar o carro e tomei uma multa de expired meter! sendo que era até às 6 da tarde que ele valia... entendi nada :/ enfim, estacionei onde podia overnight e fui descansar.

dia 5 - quarta: hollywood; venice beach; malibu (coloquei 2 vezes caso n desse na terça); beverly hills; kodak theater; santa monica; griffith park.

tava cansada, enrolei muito e saí tarde de novo! mas comi, peguei o carro e fui encarar aquele trânsito CÃO de LA. se eu soubesse teria deixado e ido de transporte público ;) dica: LA tem metrôs e ônibus baratos, mais rápidos e muito menos estressantes. consegui enfim chegar lá, estacionei pela hollywood blvd (onde fica basicamente TUDO rs) e fui andar. o estacionamento era 2 dólares por 4h, mas foi só iniciar a caminhada que percebi que não precisaria desse tempo todo lá. de cara lojinhas de souvenirs (MUITOOOOOOOOO CARAS! em venice beach e santa monica tem muitas coisas iguais e mais em conta), o kodak theater (saí do estacionamento dentro dele!) e a calçada da fama. andei mais um pouco até o chinese theater, hard rock café e mais o que? SÓ ISSO. n há mais nada a ser visto lá... desculpa a falta de ânimo mas a minha maior dica dessa viagem é: não gaste muito do seu precioso tempo em LA. há de convir que não fui no universal, disneyland, paramount ou nada do gênero. então pra mim era aquilo ali e só... achei muito sem graça. já tinha lido isso em muitos outros lugares e provavelmente vcs vão ler e também não vão me dar crédito, até porque, como eu, também querem dizer AO MENOS EU FUI NÉ hehe pois é, serviu pra isso... pura ilusão. mas o dia não acabou :) algo que faz LA valer a pena e NUNCA vi nenhuma au pair comentar sobre: o griffith observatory. fica no mount lee, o mesmo do hollywood sign (btw, li sobre um monte e não achei um ponto legal pra tirar foto :/ ). é DE GRAÇA, inclusive pra estacionar, mas lá tem um museu também, que é pago. e a visão de lá é linda, o lugar é uma graça... ainda to tentando entender por que não custa nada pra ir lá. eu até pagaria! dá pra ver o hollywood sign também, mas tinha uma neblina chata, como sempre... deu pra tirar fotos e andar um tempinho.
de lá fui pra beverly hills, esse é outro passeio pra dizer: eu fiz! a tal rodeo drive é a rua mais boring EVER, só lojas e tava até bem vazia, nem tinha certeza se tava no lugar certo! a sunset blvd eu nem entrei por causa do trânsito, mas dizem que é onde ficam as baladas. e fui naquele sinal grande escrito BEVERLY HILLS e esse eu queria ver mesmo :) mas só... meia hora fiz isso tudo hehe e voltei pro hostel.
nesse dia, a galera iria pra uns pubs e resolvi me juntar. tava num quarto com 6 meninas, NINGUÉM tava lá pra ir pro pub comigo.rs fiquei sem graça mas me arrumei e desci sozinha, toda piriguetona. de cara achei 2 brasileiros muito gente fina e colei com eles! hehe aí fomos conhecendo americano, italiano... mas o mais legal pra mim foram os noruegueses! AMEEEEEEI eles (além de lindos, claro haha), super animados e engatamos no maior papo sobre o brasil! eles estão indo em novembro. um dos brasileiros foi embora mais cedo e o outro até se afastou (ou eu me afastei dele?rs) de mim o resto da noite, tadinho. daí me pagaram um monte de bebida e me deram um shot que até hoje não faço idéia do que é, mas dizem que é bem típico lá e que ninguém toma de uma vez só... e eu tomei, claro hahahah fiquei MAL, mas foi a noite mais divertida de todas (talvez por ser a única que saí rs). fiz até um vídeo que nem lembrava e tenho que postar hahahaha




nem dá pra ver nada, mas o que sou eu gritando no fundo? kkkk ri demais!
esse já era o 4° e último pub da noite, ainda bem. conheci um americano lá e dançamos a noite quase toda, isso eu lembro hahaha mas nada ocorreu. ele e um dos noruegueses ficavam me "disputando", muitoo engraçado... eu só ria e me dividia... hahaha
voltei pro hostel com outro norueguês, o mais legal de todos. a galera foi na frente porque ele perdeu n sei o que e fui procurar com ele. me carregou nas costas e tudo hahaha dormi com a roupa do corpo e no dia seguinte já era pé na estrada!


...to be continued...

o próximo será a última parte ;) não percam! hehe
beijos

3 comments:

  1. mt massa sua viagem e suas dicas tbm!!!
    to precisando de uma dessas!!!
    hehehehe

    bjoo0o0s

    ReplyDelete
  2. Luuuu!! Perdaaaoo!!! :( Eu nao tinha entendido o primeiro comentario kkkkk ainda bem q vc explicou, jah tava me sentindo mal! heuheuheu Bom, to aki :) Ando evitando fikr mt tempo na net pra nao bater tristeza neh... sab como eh :) Teu post sobre a califa tah otimoo!! E tuas historias entaoo ehuehuehu adoroo!! Bjaao se cuidaa^^ Ateh qnd vc fica aki??

    ReplyDelete
  3. hahahah Luanda sua bebada louca!
    To adorando os posts, fica de olho q acho q o Lonely Planet vai bater na sua porta a qualquer momento pra te contratar, roteirinho super detalhad, ta de parabens hahahah
    CONTA MAIS, CONTA MAIS!
    Ah gora q vc ofereceu, eu quero sim. Q hrs vc fica off no sabado?

    ReplyDelete

obrigada pela visita! :)